Início » Conta de energia cada vez mais cara, gera alta procura por serviços de geração de energia solar como alternativa para economizar

Conta de energia cada vez mais cara, gera alta procura por serviços de geração de energia solar como alternativa para economizar

  • por

Entre os itens básicos do orçamento familiar, a conta de luz ocupa um espaço que pesa o bolso dos brasileiros cada vez mais. Em 2021 a energia subiu 3 vezes mais que a inflação e último reajuste, que passou a valer no início de setembro (1) elevou a tarifa da bandeira vermelha de 9,49 para 14,20 a cada 100kwh consumidos. Com isso a conta ficou cerca de 7% ainda mais cara.

A nova tarifa deve ficar vigente até abril de 2022.

O impacto no bolso dos brasileiros é consequência, especialmente da crise hídrica pela qual o brasil atravessa. segundo a ANEEL, esta é a pior crise hídrica dos últimos 90 anos.

Com tanto aumento, a solução é buscar alternativas para reduzir a conta de luz, já que só apagar as luzes dos cômodos vazios não basta para economizar.

Na casa do programador Maykon Rissi, a família resolveu instalar um sistema de placas fotovoltaicas há um ano para gerar energia por meio do aproveitamento da luz solar, ele conta que a diminuição da fatura de luz no fim do mês foi bem significativo.

A energia gerada pelos painéis solares é utilizada pela COPEL para compensar o consumo de energia elétrica da residência, gerando o desconto na fatura. O processo de cadastro é todo feito pela empresa instaladora do sistema. Rafael Candido é empresário do setor e diz que a busca por esse sistema aumentou significativamente no último mês.

e os benefícios não são só para a conta de luz.

A energia solar já se popularizou tanto que o governo lançou recentemente um programa de incentivo, mas por enquanto ele é só para produtores rurais. O programa “Renova Paraná” oferece subsídio de juros de até 5% para moradores de áreas rurais que querem financiar o sistema de placas fotovoltaicas.

O post Conta de energia cada vez mais cara, gera alta procura por serviços de geração de energia solar como alternativa para economizar. apareceu primeiro em Capital FM.

 

Fonte: Absolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *