Fale conosco!

Tire suas dúvidas e solicite seu orçamento (:

Deixe uma mensagem:

Nosso contato

Nosso escritório

R. Orlando Zardo, 204 – Sala 2

Centro, Arroio Trinta – SC

89590-000

Receba as principais notícias sobre energia solar!

Perguntas Frequentes

Qual é o tamanho (potência) do sistema que eu preciso para produzir energia solar para a minha casa ou empresa?

O sistema de geração de energia solar é modulável. O tamanho do seu sistema vai depender do seu consumo de energia elétrica, da área disponível, da localização e orientação do local de instalação, bem como do valor que você pretende gastar.

O sistema de energia solar faz barulho?

Não, o sistema de geração de energia solar fotovoltaica é extremamente silencioso.

Eu posso ligar somente o meu ar-condicionado ou geladeira com energia solar?

O sistema de energia solar é, normalmente, conectado no seu quadro de luz. Desta forma a energia que os módulos produzem é usada na casa toda (para tudo o que estiver conectado na tomada de sua casa ou empresa). 

O sistema de energia solar funciona à noite?

Não. O sistema solar fotovoltaico funciona através da luz do sol. Você produz energia durante o dia e se gerar mais do que está consumindo, esta energia vai para a rede da distribuidora e vira créditos que serão usados para abater o seu consumo da noite.

Eu consigo “zerar” a minha conta de luz com um sistema de energia solar fotovoltaica conectado na rede?

Não, as distribuidoras de energia cobram um valor mínimo para você estar conectado na rede, bem como a taxa de iluminação pública. Mas você consegue reduzir em até 95% o valor da sua fatura de energia elétrica.

A REN 414/2010 da ANEEL define, para consumidores do grupo B, o custo de disponibilidade com base no tipo de fornecimento ofertado à unidade consumidora, sendo a taxa mínima calculada com a seguinte base:

Sistema monofásico = 30 kWh /mês

Sistema bifásico = 50 kWh /mês

Sistema trifásico = 100 kWh /mês.

Já para o grupo A, o pagamento mínimo é equivalente à demanda contratada por este consumidor.

Se eu produzir mais energia do que consumi, posso vender este excedente para a distribuidora?

Não, de acordo com a Resolução 482/12 da Aneel se você produzir mais energia do que consumiu esta energia excedente torna-se crédito para você e esses créditos tem validade de 60 meses contando do mês que foram criados. 

Se acabar a luz da rua o meu sistema de energia solar continua funcionando?

Para sistemas on grid a resposta é não. Se o sistema estiver conectado na rede elétrica da distribuidora, o inversor fotovoltaico irá desligar e isolar o sistema fotovoltaico por uma questão de segurança (Desta forma você evita causar um acidente ou estragar o seu sistema).

Porém há os casos de instalação off grid, em que o sistema de energia solar é conectado a um banco de baterias, e essa baterias alimentarão o imóvel na falta de energia da concessionária (esta é uma solução com um custo alto).

A Manutenção do sistema de energia solar é cara?

Não, pelo contrário. A manutenção anual limita-se a uma limpeza das placas (quando for necessário) com água. Se chover a chuva fará este trabalho para você, caso fique muito tempo sem chuva (mais de 6 meses) e você observar que a placa está realmente suja, então o ideal é passar um pano nos painéis.

Os módulos fotovoltaicos resistem à granizo?

Sim! A superfície protetora das placas modernas, projetadas de acordo com normas internacionais, são capazes de resistir a pedras de granizos em velocidades de até 50 mph. Entretanto, vale lembrar que a velocidade terminal máxima de uma pedra de granizo de 1 centímetro é de, no máximo, 20 mph. Então o sistema está mais que duplamente garantido!

Além disso, o material externo que envolve a protege a placa é projetado e combinado quimicamente para suportar impactos mecânicos de diversas modalidades, não somente chuva de granizo, sem danificar as células receptoras. O nível de resistência das placas solares é, dessa forma, altíssimo, o que explica sua longa durabilidade — que pode chegar a até 40 anos — e sua baixa necessidade de manutenção.

Em quanto tempo o meu investimento se paga?

Entre 4 e 9 anos, de acordo com a região e com o local que o sistema será instalado. Com estes constantes aumentos na sua conta de luz muito provavelmente o seu investimento se pagará em ainda menos tempo.

Não tenho espaço no meu telhado, e agora?

Caso não haja espaço ou viabilidade de utilização do telhado, pode ser construída uma estrutura no solo para a instalação dos módulos fotovoltaicos.

Meu telhado possui sombras, isso prejudica a geração de energia?

Sim. Os módulos fotovoltaicos são dispositivos que convertem a irradiação solar em eletricidade, e o sombreamento, mesmo que parcial, ocorre quando parte dessa irradiação está sendo bloqueada por algum objeto ou nuvem, ou seja, a quantidade de irradiação solar que incide no módulo é menor, o que diminui a energia produzida pelo equipamento.

Os painéis produzem energia em Dias Nublados?

Sim, a claridade dos dias nublados é capaz de gerar energia, porém esta produção é bem pequena se comparada à de um dia limpo. Quando dimensionamos o sistema, utilizamos a média anual de radiação solar e isso já considera os dias claros, nublados e chuvosos. Como trabalhamos com regime de compensação de energia, não importa se em um dia a produção for baixa, pois há dias claros com produção alta e, no final, a média de radiação é que será mais importante. Nos dias nublados, a energia é garantida pela rede pública.

Preciso fazer alguma modificação na estrutura do meu imóvel?

Não. Em 90% dos casos não é preciso mudar nada no imóvel pois os equipamentos são fabricados especialmente para se adaptar a qualquer tipo de telhado ou cobertura, facilitando a instalação. A parte elétrica também é bem simples e na maioria das vezes não requer nenhuma alteração na rede do imóvel. 

Fonte: Portal Solar (2021)